blogs e fontes

sábado, 20 de novembro de 2010

Akira: o medo de mais uma adaptação hollywodiana...



Em uma Toquio devastada pela terceira guerra mundial (agora, conhecida como Neo Tokio), gangues de motoqueiros tomam conta de toda a cidade. Num desses dias, kaneda, lider de uma destas gangues, e sua trupe sai para causar na cidade e se envolve com uma gangue rival chamada “palhaços”. Porém um de seus amigos, Tetsuo, se envolve em um acidente com um garoto que tem uma aparencia de um velho de 80 anos. E assim começa o desenvolver de um dos maiores clássicos da animação, não só japonesa, mas sim mundial!
Akira é conhecido por todo o otaku que se preze, não só por causa da ótima animação, ou pela ótima adaptação do mangá, mas sim por se tratar do primeiro desenho com temática adulta, com cenas realmente fortes para um desenho… Mas será que ficará bom adaptado para o cinema com a classificação indicatica para 13 ANOS?
Todo mundo que já leu ou assitiu Akira sabe que é impossível. Akira tem cenas fortes como quando a kaori apanha dos palhaços, ou quando Tetsuo sofre a sua mutação (o ápice do filme)… a classificação impõe realmente um medo, já que com crianças (que não querem mais saber de coisa de qualidade. Vide crepúsculo) de 13 anos na sala do cinema, els vão ter que maneirar e muito em certas cenas.
Outra coisa preoculpante seria o diretor: Albert Hugues. Eu mesmo detestei a direção de livro de Eli, muito parado onde poderia ter uma boa batalha, e algo com um quê de “já vi essa cena em algum lugar”. Não sei se os mesmos erros persistirão. Torcemos que não.
Enfim, Akira não foi feito para uma faixa etária dessa. 13 Anos? Pfff, posso (e espero) estar enganado mas vejo um outro fracaso como The last air bender ou Dragon ball surgindo por aí, se ninguém tomar cuidado.
Ah, um obs: O roteiro fora adaptado do mangá, por isso vai ser dividido em 2 partes. Albert se comprometeu apenas com a primeira… (motivos para temer

Nenhum comentário:

Postar um comentário